quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Se Toque mulher! Previna-se Contra o Câncer de Mama


Olá, meus amores.
Como vocês estão?

Olhaaaa, o mês que passou foi o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama, mas nós devemos nos cuidar o ano inteiro então eu decidi que nesse retorno eu quero deixar diversas postagens sobre a saúde da mulher mas também dos homens. E eu preciso muitooo que vocês comentem dizendo sobre o que vocês querem que eu fale para que eu mantenha uma frequência de postagens e não suma pois as vezes eu fico numa crise de falta de ideias.

Maaaaas, vamos ao que interessa?



Vocês já fizeram o auto-exame de vocês? Já foram ao médico fazer exames de rotina? Se ainda não, fica ligadinha nessa postagem e corre parar cuidar da sua saúde viu?!

O câncer de forma geral não tem uma causa única, nós, devemos olhar o câncer com uma junção de vários fatores; Alguns desses fatores podem ser modificados que é o que acontece com os hábitos esportivos e alimentares, outros, são inevitáveis que é o caso da nossa genética.

Então, minhas amoras se sua mãe, tia, ou avó tiveram câncer de mamam (assunto de hoje rsrsrs) vocês são fortes candidatas a ter.

Mas, gente, isso não é, uma regra. O alerta aqui é para que nós estejamos prevenidas, tratando algo pequeno para que  não se torne grande. Não existe idade para começar a cuidar-se (só tenho 25 anos, mas, desde os 18 anos faço meus exames), e também não existe motivos para envergonhar-se, o seu corpo age de forma estranha para te alertar e os médicos sabem disso,então, se notou algo de estranho enquanto faz o seu autoexame (que já, já eu ensino) corra e procure seu médico sem receios.

Ai, vocês devem está se perguntando: "Mas, Nine e como eu sei que algo está errado?"

Deixa que eu te explico.

Em primeiro lugar o contato. Gente não tem forma mais segura e precoce do que a palpação da mama, palpando a mama ainda que muito pequeno e livre de qualquer sintoma ou de aparência que te façam suspeitar, você, vai, conseguir identificar e tratar o que está ali de anormal no seu corpo.

Maaaas, quais seriam outros sintomas? O que eu posso também sentir que pode indicar o câncer de mama? Ou, apenas palpando consigo identificar?

Então, a palpação é o mais precoce e comum, porém dentre diversos sintomas alguns podem ser:

- vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
- caroço nas axilas;
- inchaço na parte da mama



Na verdade amores qualquer irritação pode ser sinal de câncer de mama.

Atentas a isso um concelho da Nine para vocês é que visitem o médico periodicamente, pelos menos 1 vez ao ano, e sigam todas as instruções que eles vão passar para vocês.

Maaas dito isto deixa eu finalmente contar como se faz o autoexame néh. Então, na imagem estará o passo-a-passo de como devem fazer o autoexame de vocês.



P.S. quero abrir um parenteses para dizer que câncer de mama não apenas coisa de mulher viu. Homens também podem desenvolve-lo.

Amores é isso. Espero que vocês tenham gostado. Que tenha servido de alerta para vocês cuidarem da saúde vocês. Que tenha despertado a curiosidade para que vocês esclareçam com o médico de vocês as suas dúvidas.

Um beijo da Nineee


Nenhum comentário:

Postar um comentário